11 de março de 2008

The Gift - presente dos trezentos

Só se pode entender o fenómeno nacionalzinho dos The Gift se se estiver completamente surdo para o que se faz no resto do mundo. Já nem digo no UK ou nos EUA!
É que só quem ouve a Comercial "lá no trabalho" enquanto agrafa ofícios é que pode gostar dos The Gift. E nem assim! Se formos a ver bem, cerca de 90% das pessoas que vão aos concertos não pagam bilhete e muitos desses concertos não são pagos de todo. Eu própria assumo: eu já fui ver os Gift à borliú 2 vezes!!! Uma vez à borliú num evento do Concurso Jovens Criadores na Estufa Fria (eles estavam para lá a cantarolar, não os "fui ver") e outra no Olga Cadaval, em Sintra, em que pensei para mim "Já que é de borla, vamos lá dar-lhes mais outra chance, não está a dar nada de jeito na televisão.".
Ainda por cima, estes gajos conseguem actuações nos sítios mais incríveis, tendo a distinta lata de apresentar ao público plágiozinhos com inspiraçõezinhas de outras canções. Tenho uma amiga que conseguiu fazer uma lista das músicas por onde os Presentinhos andaram a decalcar o 1º disquinho. Metia ao barulho Divine Comedy, Blur, Bjork (a Bjork é um caso gravíssimo!!! A Sóninha bem tenta ser uma Bjork mas está a anos-luz. Não é por pôres plumas e ténis que chegas lá, Sóninha! E larga o Swatch! Ah, e também não é por dares berros graves que a apanhas!) entre outros. É que era à descarada! Ainda por cima têm os equipamentos topo-de-gama à disposição e andam para ali a quererem "ser como os Depeche Mode" (palavras dos próprios numa entrevista à Radar). Oh minha Nossa Senhora!
E a voz? Yechh!
Só mesmo o Rodrigo Leão é que a conseguiu pôr no sítio. A moça até tem os apetrechos necessários, mas enquanto andar a querer "ter estilo" para agradar à avó não faz nada de jeito. Muitos com muito menos voz que ela conseguem resultados bem mais interessantes. É pena.

O último disquinho chama-se "Fácil de Entender". Eu acho "Difícil de Gostar".

PS.: Não ponho nem imagens, nem vídeos deles. Não vou fazer propaganda se não gosto. Mas vão ver os links! Esses sim são originais e valem bem a pena serem conhecidos. A fundo.

Sem comentários: